Vitor e Ana , Sérgio e Kátia eram dois casais que se conheciam desde o tempo de infância . Eles ficaram afastados muito tempo um do outro porque moravam em cidades distantes , mas Vitor e Ana voltaram a morar na cidade de Gerbara , onde todos eles moravam desde que nasceram . Os dois casais haviam se casado na mesma época e estavam juntos hà três anos . Eles não tinham filhos . Sérgio e Kátia resolveram preparar um jantar para se reunirem com Vitor e Ana . Quando Kátia estava se arrumando colocou um vestido simples e discreto . Seu marido Sérgio escolheu um vestido vermelho e atraente e sugeriu :
-Por que você não veste esse ? É sensual e elegante .
-Não quero chamar a atenção de Ana , o que dirá a de Vitor . É só um jantar na nossa casa , não faz sentido se arrumar tanto . Meu vestido está levemente atraente e apropriado -respondeu Kátia
Depois de duas horas a campainha tocou . Eram Vitor e Ana . Ana estava usando um vestido curto preto decotado com salto alto e batom vermelho . Vitor e Sérgio se cumprimentaram e os casais estavam se acomodando na mesa em volta da sala , quando Ana disse :
-Como você está bonita , Kátia . Seu vestido é adorável.-mentiu Ana , achando o vestido de Kátia sem graça.
-E você , Ana ? Usando decote e salto alto , quanta elegância -disse Kátia mentindo . Ela havia achado a roupa de Ana vulgar , até que o marido de Ana , Vitor , respondeu :
-Eu sugeri que Ana vestisse um vestido indiano longo e comprido , com mangas largas , mas ela não me deu ouvidos .
Kátia guardou essa informação de Vitor e achou uma grande coincidência .Ela também tinha um vestido indiano e quase chegou a usá-lo para o jantar .
-Não se preocupe-respondeu Sérgio -Sua esposa está elegantíssima . Tenha orgulho dela pois ela tem muito bom gosto .
Kátia pediu licença para Vitor e Ana para ir até a cozinha pegar o vinho ,e Kátia pediu para Sérgio ir com ela .
Quando os dois estavam a sós na cozinha Kátia sussurrou :
-Bom Gosto ? Ana está vestida como uma piranhuda !
Sérgio respondeu:
-Eu achei sensual , ela sabe como ser bem comportada usando decote .
-Você vai olhar o decote dela o jantar inteiro ? Eu não coloquei um vestido decotado exatamente para evitar esse tipo de baixaria -sussurrou Kátia começando a chorar
-Não faça drama -disse Sérgio - É claro que não vou ficar olhando o decote dela o tempo todo . Não sou nenhum tarado .
Durante o jantar Ana demonstrava sua inteligência , intelectualidade e bom humor conversando com Vitor e Sérgio de forma animada. Kátia não tinha necessidade de se exibir verbalmente e se comportou de uma forma isenta e indiferente , concordando com o que eles conversavam ocasionalmente . Quando estavam conversando sobre lugares que gostariam de visitar , Sérgio respondeu Austrália , Ana disse Africa e Vitor respondeu Alemanha . Vitor viu que Kátia estava distraída e distante da conversa e perguntou :
-E você , Kátia , gostaria de viajar para onde ?
-Itália -respondeu ela
-Grande escolha -respondeu Vitor - Eu também quero ir para lá um dia .
-Roma -respondeu Kátia com o olhar romântico
-Coliseu , Capela Sistina -respondeu Vitor de volta com um sorriso .
Ana elogiou a comida de Kátia que havia preparado uma macarronada para todos e disse:
-Tenho certeza que essa macarronada é muito melhor do que os italianos fazem .
-Não exagere -respondeu Kátia -É uma receita antiga da minha vó .
Ana ,Sérgio e Vitor emendaram um assunto sobre política e Kátia já estava aborrecida , mas disfarçou seu aborrecimento . Ana não parava de falar e Kátia já havia achado que era hora do jantar terminar .
Vitor percebeu que Kátia estava meio distante e reconhecia que sua esposa Ana falava demais . Kátia levantou-se e foi pegar a sobremesa , um mousse de chocolate .
Após a sobremesa todos conversaram mais um pouco até que Vitor e Ana decidiram ir embora .
Kátia estava perplexa que seu marido Sérgio havia conversado com Ana e Vitor dando pouca atenção para ela .
Depois que Ana e Vitor foram embora Kátia foi lavar toda a louça .
Sérgio foi até a cozinha e comentou :
-Foi um jantar maravilhoso , como Vitor e Ana são comunicativos ! Eles não costumavam ser assim , especialmente Ana . Lembra que ela era tímida nos tempos de escola ?
-Era tímida , mas quando se mudou daqui de Gerbara voltou piranhuda e intrometida .
-Como assim intrometida ? -perguntou Sérgio .
-Acho que ela se intrometia muito no que vc e Vitor conversavam de forma exagerada .-respondeu Kátia
-Você ficou muito calada , uma hora cheguei a suspeitar que não estava gostando do jantar -respondeu Sérgio .
-Você ficou prestando tanta atenção na Ana e conversando tanto com ela que eu preferi me calar -respondeu Kátia
-Ora , Kátia eram três conversando , você também poderia ter conversado . Não conversou porque não simpatizou com a Ana .
-Se vc simpatizou , que bom pra você -disse Kátia
-Não venha com ciúmes agora - falou Sérgio ajudando Kátia a lavar a louça .
Ana e Vitor chegaram em casa . Ana tirou seu salto alto sentindo um alívio nos pés , dizendo :
-Graças a Deus estamos em casa . Eu fiz de tudo para que Kátia se animasse e se entusiasmasse em conversar com a gente , mas ela ficou praticamente indiferente .
-Acho que esse é o jeito dela . Não é todo mundo que é uma tagarela que nem você .- disse Vitor rindo de Ana
-Você está desmerecendo meu esforço para que eu fizesse com que Kátia conversasse conosco, mas Sérgio gostou de conversar com a gente . Só Kátia que parecia apática . Você viu aquele vestido dela ? Parecia um vestido de crente .
-Eu achei gracioso . Haviam dois laçinhos pequenos nas mangas e um detalhe em xadrês rosa nos botões . Era charmoso e discreto .
-Deus me livre , Vitor . Lacinho na manga ? Ela parecia uma esquizofrênica com aquele vestido .-disse Ana
-Não me venha com ciúmes , Ana , eu só apreciei o vestido , não há nada demais .
O tempo passou até que Vitor e Ana decidiram retribuir o jantar que Sérgio e Kátia fizeram para eles convidando-os para jantar no dia seguinte .
Ana não sabia cozinhar direito e encomendou uma lasanha de um dos restaurantes mais caros de Gerbara . Pediu para que seu marido não contasse que a comida era encomendada .
-Eu vou dizer que eu mesma fiz -disse Ana . Não quero que Kátia saiba que eu não sei cozinhar direito .
Vitor entendeu Ana e aceitou que ela mentisse . O dia havia chegado e Ana vestiu um vestido curto e decotado , parecido com o que havia vestido quando foi jantar com Kátia e Sérgio , usando batom vermelho e salto alto .
Não demorou muito tempo e a campainha tocou .
Eram Sérgio e Kátia , que chegaram oferecendo uma garrafa de vinho para Vitor e Ana .
Kátia estava com um vestido indiano negro , parecido com o que Vitor havia descrito gostar ,com mangas largas e um salto discreto . Sua maquiagem também era discreta e ela colocou apenas um batom transparente que deixava seus lábios brilhosos .
Vitor elogiou Kátia , dizendo que ela estava elegantíssima . Sérgio também disse que Ana estava elegante como sempre e os dois casais se sentaram no sofá da sala .
Vitor não conseguia tirar os olhos de Kátia . Ela abriu um sorriso de satisfação dizendo que o lugar onde eles moravam era muito agradável , elogiando a decoração que havia sido feita por Vitor .
-Sua estante de livros está magnífica -disse Kátia para Vitor . Pode me levar até lá ?
-Claro que sim .
Vitor levou Kátia até o outro lado da sala e Ana sentiu ciúmes . Ficou quieta enquanto Sérgio tentava iniciar alguma conversa com Ana sem sucessso :
-Parece que vai chover hoje -disse Sérgio
-Tanto faz -respondeu Ana -Vitor instalou geradores aqui em casa e não há risco de faltar luz .
Sérgio sugeriu a Ana que eles abrissem o vinho e os dois foram para a cozinha .
Vitor e Kátia estavam lendo trechos de livros que gostavam um para o outro .
Sérgio e Ana acharam um abridor antigo e Ana quis tentar abrir o vinho . Ao abri-lo a rolha explodiu e foi até o teto da cozinha provocando gargalhada entre os dois . Eles decidiram levar dois copos para servirem Vitor e Kátia e encontraram os dois lendo juntos uma poesia de Vinicius de Moraes
"Que frio que me dá o encontro desse olhar.
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só pra me provocar,
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar. "
Ana e Sérgio não interromperam os dois , e Kátia e Vitor continuaram a declamar o poema enquanto Kátia retirou o copo de vinho das mãos de Ana e fez um gesto para que ela a servisse . Vitor fez o mesmo . Ana e Sérgio serviram o vinho para Vitor e Kátia que terminaram de declamar o poema , sorrindo alegremente para Ana e Sérgio .
Os quatro beberam o vinho e dessa vez Kátia foi o centro das atenções . Conversou agradavelmente sobre filmes e cinema com Vitor e Sérgio e Ana se sentiu deslocada . O jeito de Kátia falar era mais elegante e calmo e Ana sentiu inveja dela . Chegando na hora de servir o jantar , Ana serviu a lasanha que havia encomendado do restaurante mais chique de Gerbara , o Domenicos . Quando Kátia provou a lasanha logo identificou que era do restaurante e perguntou para Ana encantada :
-Você cozinha muito bem , Ana , essa lasanha é tão saborosa quanto a de um restaurante que eu e Sérgio frequentamos , o Domenicos . É espetacular .
-Não exagere -disse Ana para Kátia - É uma receita antiga de uma tia minha que já faleceu -mentiu Ana
Após o jantar Ana recolheu os pratos para servir a sobremesa . Kátia foi até a cozinha ajudá-la e viu Ana desembrulhando o embrulho com o papel escrito " Restaurante Domenicos"
Ana ficou muda de tanta vergonha e Kátia comentou :
-Você não precisava ter mentido , Ana .
Ana pediu desculpas a Kátia dizendo :
-Eu não sei cozinhar direito , só queria impressionar vocês .
-Você está tentando fazer de tudo para impressionar desde que nos reencontramos -disse Kátia -Você tinha mesmo necessidade de usar um vestido tão decotado quando foi jantar lá em casa ? Não pensou que poderia provocar meu marido ?
-E você ? - disse Ana revoltada - Está usando um vestido indiano longo com mangas largas que você ouviu meu marido dizer que adora , acha que eu não sei que você o está seduzindo também?
-Eu não sei quantas punhetas meu marido vai tocar olhando para o seu decote de vestido de piranha que você está usando agora , mas seu marido não tem o que se queixar de mim -respondeu Kátia com frieza deixando Ana desesperada.
Ana correu para a sala e perguntou tendo um ataque de nervos para Vitor e Sergio
-Vocês acham que meu vestido é de piranha ? Acham o decote exagerado ?
Vitor respondeu que o decote era desnecessário , mas Sérgio respondeu que o decote não chamava tanta atenção e que os dois não deviam se preocupar .
-Está gostando mesmo de ver o decote do vestido de Ana , não é mesmo , Sérgio ? -perguntou Kátia com um tom cínico na voz .
-Fiquei calada no jantar que ofereci para vocês porque meu marido Sérgio não tirava os olhos do decote dela -Kátia continuou falando :
-Por que não fomos ao Domenicos jantar ? Vocês encomendaram a comida de lá pra dizer que Ana havia feito ? O que está havendo com vocês ?
-Você lendo poesias românticas com meu marido , pensa que eu não estou vendo que vocês dois estão interessados um no outro ? -gritou Ana
Sérgio levantou-se para confortar Ana e Ana o abraçou fortemente .
-Obrigada por valorizar meu corpo e prestar atenção em mim . Meu marido parece que não liga mais . Ele prefere os vestidos que Kátia usa .-disse Ana
Vitor se aproximou de Kátia e tocou sua mão estendendo os braços dela , dizendo :
-Prefiro sim , ela está linda e não precisa apelar para vulgaridade como você -respondeu Vitor para Ana .
-Não desmereça sua mulher -disse Sérgio para Vitor
-Não desmereça a sua -disse Vitor para Sérgio . Vc não deu atenção a ela quando eu e Ana fomos jantar com vocês .
-Me leve para algum lugar longe daqui , por favor-pediu Kátia para Vitor .
Vitor pegou Kátia pelas mãos e saiu de casa com ela .
Ana e Sérgio ficaram na sala sem saber para onde eles foram , mas imaginaram que estavam sendo traídos .
Ana e Sérgio tomaram um porre de vinho e dormiram juntos .
Vitor levou Kátia para um ponto turístico de Gerbara , um jardim que ficava no alto de uma montanha .
-O que você acha que Ana e Sérgio estão fazendo agora ?-perguntou Vitor
-O que você acha ? -perguntou Kátia de volta .
Os dois ficaram em silêncio até que Vitor beijou suavemente os lábios de Kátia , dizendo :
-Tanto faz . Eu me encantei por você e não posso mais esconder isso .
Vitor beijou Kátia novamente e os dois permaneceram abraçados vendo as estrelas , depois fizeram amor no jardim e decidiram continuar juntos .A vida preparou essa armadilha do destino para os dois casais e agora tudo que restava era continuar mantendo as escolhas que fizeram .
Nenhum comentário:
Postar um comentário