Vera era uma mulher muito pobre que morava numa favela e tinha um filho chamado Junior . Junior tinha sete anos e estudava em uma escola pública de tarde . De manhã sua mãe preparava uma caixa cheia de balas com uma alça e colocava a alça nos ombros de Júnior para que ele vendesse balas durante o dia . Vera recomendava sempre que Junior descesse o morro pela calçada da rua e entrasse em alguma loja no caso de haver um tiroteio . Junior desceu o morro e quando chegou no asfalto da cidade foi vender balas em um bairro movimentado em uma rua .Enquanto o sinal ficava vermelho e todos os carros ficavam parados , Junior se aproximava da janela dos carros e abordava os motoristas na espera de vender suas balas . Junior também entrava em restaurantes e abordava os clientes em suas mesas . Junior conseguiu juntar 50 reais e retornou a sua casa para ir ao colégio . Entregou o dinheiro para sua mãe , que disse satisfeita :
-Já temos o que comer amanhã , vou ao supermercado fazer compras com esse dinheiro .
Junior foi até o colégio e na hora do intervalo para comer sentou-se do lado de Ana , sua amiga de classe . A família de Ana era de classe média e ela tinha uma vida financeira maior que a de Junior . Os pais de Ana ganhavam cinco mil reais por mes e ela morava em uma casa confortável no subúrbio . Junior convidou Ana para ir até a casa dele brincar .Ana ligou do seu celular para os seus pais e obteve a permissão deles . Quando a aula terminou Junior e Ana entraram no ônibus e desceram no início do morro . Junior e Ana estavam subindo a rua da favela e os dois corriam animadamente brincando de pique pega . Nesse momento a polícia invadiu o morro surpreendentemente e houve um tiroteio entre os policiais e os traficantes . Junior correu para a calçada da rua e entrou em uma loja para se proteger gritando para que Ana viesse até ele . Ana não estava acostumada a frequentar favelas e tentou se dirigir até Junior , mas foi atingida por um tiro . Depois que o tiroteio terminou Junior foi com pressa socorrer Ana que ainda estava viva . Junior ligou para sua mãe e ela socorreu Ana levando-a até o hospital .Vera ligou para os pais de Ana e contou o que havia acontecido . Ela estava no hospital com Junior acompanhando a recuperação dela . Os pais de Ana chegaram até o hospital e viram a filha acordada . Ela já havia sido operada para retirar a bala que atingiu seu ombro e o efeito da anestesia havia terminado .
-A senhora mora em uma favela ? -perguntou a mãe de Ana
Vera respondeu que sim . Disse que era pobre e que seu filho a ajudava vendendo balas no asfalto .
A mãe de Ana reclamou consternada :
-Por que minha filha foi se juntar com um favelado ?
Ana defendeu Junior e disse para sua mãe :
-Ele é meu melhor amigo e eu ainda quero visitar a casa dele .
O pai de Ana respondeu embravecido:
-Você nunca mais vai até uma favela , veja o que aconteceu com você .
Ana respondeu corajosamente :
-Vou sim . Junior é meu amigo e eu não quero ficar longe dele .
Os pais de Ana pediram licença para Vera e Junior e foram até um outro lugar para conversar . Eles tiveram um plano e voltaram para conversar com Vera .
-Vera , você está desempregada ? -perguntou a mãe de Ana
-Vera respondeu que sim e a mãe de Ana fez uma proposta:
-Estamos precisando de uma faxineira e oferecemos um salário de 100 reais por semana , o que você acha ?
-É uma felicidade para mim ter um emprego -respondeu Vera - Eu posso começar a trabalhar a hora que a senhora quiser .
O pai de Ana sugeriu :
-Com esse salário você poderá comprar uma casa pequena no subúrbio e não precisará mais morar na favela .
Vera chorou de felicidade , concordou com eles e respondeu aliviada :
-Obrigada por salvarem a minha vida .Meu filho não precisará mais vender balas no trânsito .
-Você salvou a vida de nossa filha . Nós só estamos retribuindo seu gesto de bondade -respondeu a mãe de Ana .
Depois de alguns meses trabalhando como faxineira na casa dos pais de Ana ,Vera encontrou uma casa a venda no subúrbio. Conseguiu comprar a casa e deixou a favela .
Junior e Ana continuaram amigos e um frequentava a casa do outro para brincarem de pique pega juntos .
Os pais de Ana estavam satisfeitos com a faxina que Vera executava com dedicação , e Vera estava feliz por proporcionar uma vida mais digna para ela e seu filho .
A amizade entre Ana e Junior era pura , sincera e forte , e foi capaz de unir a família dos dois com harmonia , solidariedade e amor .
Nenhum comentário:
Postar um comentário