quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Ivan era um poeta . Ele escrevia poesias desde a infância e agora estava com 25 anos . Seus pais o expulsaram de casa porque achavam que Ivan era um vagabundo que não queria arrumar emprego . Ivan foi morar na casa de uma tia hippie que trabalhava  como secretária bilíngue . Ela sentiu pena  de Ivan e resolveu acolhê-lo . Os pais de Ivan ligavam ocasionalmente para Vera , a tia de Ivan , perguntando se ele havia arrumado um emprego .
Vera respondia que Ivan era um poeta e que esse era o talento dele .
Ivan viu sua tia no telefone falando com seus pais e retirou o telefone da mão de sua tia , falando :
-Pai , por que você não me arruma um emprego ? Peça para minha mãe procurar um emprego para mim. Se vocês fazem tanta questão que eu trabalhe , me arranje um emprego vocês dois .
Os pais acharam um absurdo o que Ivan disse e o chamaram de cínico .
Sua tia pegou o telefone de volta ouvindo sua irmã , mãe de Ivan reclamar :
-Mas que menino mais abusado !
A tia de Ivan disse que com o tempo ele arranjaria um emprego e pediu paciência aos pais , encerrando a conversa por telefone .
Ivan recebia uma mesada de sua tia para que ele gastasse no que quisesse .Ele ia para o centro da cidade onde ficavam os boêmios e escrevia poemas para eles em troca de alguns trocados . Um dia , numas das noites em que estava na cidade ele conheceu um produtor de uma banda de rap .O produtor pediu para que Ivan escrevesse um poema e Ivan escreveu o poema em cinco minutos .O produtor ficou empolgado ao perceber o talento de Ivan e perguntou se ele queria compor letras de músicas para a banda Ponto-G , uma banda de rap que fazia pouco sucesso no país . Ivan concordou , e finalmente sentiu que estava empregado . Ele recebia pouco dinheiro de seus direitos autorais porque a banda tocava em poucos lugares , mas um dia a banda Ponto-G conseguiu um contrato com uma gravadora e lançaram um CD . Uma das músicas emplacou nas rádios e foi tocada causando um enorme sucesso com a letra de Ivan . Dessa vez Ivan começou a ganhar muito dinheiro como letrista da banda e ficou em uma situação financeira confortável . Deu de presente um pacote de turismo para sua tia hippie com destino para Lumiar e conseguiu alugar um apartamento só seu . Ligou para os seus pais para contar a notícia mas eles o trataram com desprezo , dizendo que o emprego de Ivan não era um emprego valioso ou importante .Ivan desligou o telefone e se sentiu deprimido . Ele queria que seus pais se orgulhassem dele , mas não conseguia .Ivan continuava a fazer as letras para a banda Ponto-G e um dia resolveu cheirar cocaína numa festa que a banda deu regada a mulheres , diretores , produtores e músicos com muita droga e muito champanhe .
Os integrantes da banda Ponto-G tinham uma relação boa com suas famílias . Eles tinham uma família unida que se orgulhavam deles . Quando um dos integrantes perguntou sobre a família de Ivan , ele respondeu :
-Meus pais não se importam comigo .
-E seus primos e tios ? -perguntou o raper
-Eles preferiram me manter afastado deles porque eles acham que eu sou porra louca . Eu só tenho uma tia e mais ninguém .
Ivan derramou algumas lágrimas e o raper o consolou :
-Não fique assim . Não deixe de ser quem você é para agradar ninguém . Tenho certeza que sua família te admira de alguma maneira . Sua família pode não te compreender , mas todos eles devem te amar de alguma forma . Eles devem ter medo da sua inteligência e medo do seu talento . Acredite , vc é mais inteligente do que todos eles .
O raper colocou duas fileiras de cocaína em cima de sua carteira usando um cartão de crédito e ofereceu para Ivan :
-Cheira um pouco . Vc vai se sentir melhor .
Ivan passou a consumir cocaína com frequencia à ponto de usar todos os dias . Ele estava viciado . No segundo CD que a banda Ponto-G ia lançar Ivan ainda não tinha nenhuma letra pronta . Sua mente ficava acelerada demais e ele não conseguia escrever diante do turbilhão de frases que corriam pelo seu pensamento .
Família que não tem compaixão nem perdoa
Família que eu não faço questão porque me enjoa
Todos podem me rejeitar , eu fico de boa
Família que pensa que eu vivo à toa
Um dia a justiça irá chegar
Vocês vão pagar alto por me rejeitar
Eu não merecia ser mandado embora
Viver excluído do lado de fora

Ivan continuou a escrever a letra , mas o produtor e a banda Ponto-G não aprovaram .
-Desculpe , Ivan , mas não queremos cantar esse tipo de coisa . Precisamos de letras de conteúdo político e social e não uma letra que seja sobre a sua vida .-disse o produtor .
Ivan voltou para sua casa e cheirou mais cocaína .
Ele não conseguiu fazer as letras para o segundo CD  da banda Ponto-G e foi despedido . A banda precisou recorrer às pressas a um outro letrista . Ivan entrou em depressão . Ele queria ser aceito por sua família . Escreveu nas redes sociais uma mensagem para seus primos , tios e tias pedindo para que eles o aceitassem de volta mas não recebeu nenhuma resposta . Ele conseguiu um emprego sendo letrista de uma banda sertaneja e conseguia escrever poemas belos , voltando a ganhar dinheiro de novo .
Quando ligou para sua tia perguntando como andava sua família , Vera respondeu que não tinha boas surpresas :
-Seus primos estão fumando maconha e largaram a casa dos pais . Dois tios seus , irmãos do seu pai , tiveram um infarto . Sua mãe está com hanseníase e seu pai , infelizmente , está com câncer .
Ivan sentiu um estranho prazer e respondeu :
-É o preço que eles estão pagando por me rejeitarem 
-Quanto a isso eu não sei , mas as notícias são essas -respondeu sua tia
Ivan se sentiu vingado e teve até pena de sua família .
" Eles são menos inteligentes do que eu e extremamente conservadores . Eu definitivamente não preciso de pessoas assim ".
Quando seu pai morreu de câncer Ivan foi ao velório e sua família não falou com ele . Só sua tia Vera falava com ele até que Ivan gritou :
-Mesmo depois  de terem um infarto continuam me rejeitando , seus filhos viraram maconheiros , o que vocês acham disso ? -perguntou Ivan aos seus tios e primos .
A mãe de Ivan pediu para que ele parasse e Ivan percebeu que seus tios não falavam com os filhos deles .
-Queridos primos , vocês não falam mais com seus pais ?
-Só o necessário-respondeu um deles .
Vera , sua tia hippie também não era muito bem-vinda na família por ser hippie e Ivan falou :
-Vocês são falsos , agora eu sei que as coisas entre vcs não vão bem . Era só o que eu precisava saber .
Ivan deixou o velório e fez um poema :
Minha família não presta
A mentira é só o que resta
Eles se acham os donos da razão
Mas não conseguem sustentar quem eles são
Um bando de conservadores
Que não me aceitam sem motivo
Vivem escondendo suas dores
Sem se importar se eu estou vivo
Essa família não serve
Não é nenhum exemplo
Enquanto meu sangue ferve
Eles criticam todo o tempo
Eu não preciso de uma família assim
Não é saudável para mim
Agora sou eu quem não quer
E dou agora esse fim

Ivan gritou esse poema com raiva na rua à noite entre os boêmios até que um punk se aproximou dele , perguntando se ele também era punk .
Ivan respondeu que não e o garoto respondeu que estava procurando um compositor e um vocalista para formar uma banda .
A letra que Ivan havia feito se chamava Família pra que ? e ganhou uma versão punk , com Ivan cantando em sua banda punk chamada Nada a Fazer.
Em pouco tempo um produtor se interessou pela banda e uma gravadora os contratou .
-Essa música é polêmica -dizia o produtor . Vai chamar muita atenção .
A música explodiu nas rádios e eles ficaram famosos , fazendo um show para cem mil pessoas no maior estádio de futebol do país .
Ivan dava entrevistas dizendo que queria uma outra família para ele , porque a dele não prestava .
Ivan lançou uma campanha que foi repercurtida na tv e nos jornais dizendo que queria ser adotado .
Uma família de socialistas ricos o adotou .
Ivan declamava seus poemas na sala deixando os pais adotivos orgulhosos e depois perguntou:
-Existe algo de errado comigo ? Eu sou louco ?
Seus pais adotivos responderam :
-Claro que não , você é uma pessoa talentosa que aprendeu a pensar sozinho , você escreve e tem uma banda , não há nada de errado nisso .
-Então por que meus pais não me aceitaram como eu sou ?
-Porque eles são pessoas más , Ivan . Nunca mais pense neles .
Ivan disse ter pena de sua família e disse para seus pais adotivos que estava feliz em ser filho deles .Ivan sempre ganhava elogios , carinho e muito respeito de seus novos pais . Mesmo com a sua banda Ivan sentiu vontade de estudar e fez uma faculdade de advocacia . Sua família ficou sabendo que ele se tornou um advogado em uma entrevista na tv e sua mãe ligou para ele :
-Ivan , meu filho até que enfim você se encontrou na vida ! Finalmente você deu jeito ! Agora você é um advogado !
-Como assim até que enfim ? -perguntou Ivan -Nunca houve nada de errado com a minha vida .
-Meu filho , antes você vagabundeava pelas ruas escrevendo bobagens e não tinha um emprego nem uma carreira . Agora você tem e eu estou orgulhosa de você . Volte para casa , eu estou viúva e a nossa família não é mais tão unida quanto antes...
-Se você não estiver satisfeita com a sua família procure outra . Foi o que eu fiz -respondeu Ivan , completando -Eu nunca fui vagabundo e eu não escrevo bobagens .
Ivan desligou o telefone e foi até a sala falar com seus pais adotivos .
-Minha mãe biológica me ligou falando que agora eu dei um jeito na minha vida e não sou mais vagabundo , só porque fiz uma faculdade de advocacia .
-Voce nunca foi vagabundo -responderam seus pais adotivos . Sua mãe adotiva abraçou Ivan com ternura e disse :
-Você foi maltratado e rejeitado pela sua família e continua não sendo aceito por ser um poeta . Como você se sente ?
-Sinto que a minha família é doente e eu tenho certeza disso . Vocês não me oprimem e me aceitam como eu sou . Sinto que o amor de vocês por mim é verdadeiro e quero continuar com vocês .
A família biológica de Ivan ficou envergonhada em saber que Ivan havia trocado eles por outra família . A mãe biológica de Ivan perguntou ao irmão de seu marido falecido :
-Onde foi que nós erramos ?
-Não erramos em nada -respondeu o tio de Ivan -Ivan sempre foi um porra louca que não queria nada da vida .
A mãe de Ivan concordou dizendo
-Aquela música Família Para Que foi feita para nós -respondeu ela .
-Ele é um ingrato , ele é quem nos rejeita , pode estar certa disso .
A família biológica de Ivan nunca mais o procurou .
Ivan havia recomeçado sua vida com uma família adotiva e tinha orgulho dos pais que o adotaram . Ele só queria ser um filho que desse orgulho para seus pais e ser aceito como ele é . Não era saudável para Ivan viver com a sua família biológica . Eles eram doentes e de nada adiantaria perder tempo com eles .

Nenhum comentário:

Postar um comentário