Bené era um cachorro vira-lata muito bonito e prestativo . A dona de Bené era uma senhora chamada Laura , Laura tinha uma vida humilde com a pensão da aposentadoria que vivia e como seu marido e ela haviam se divorciado dona Laura permaneceu vivendo sozinha a maior parte do tempo em casa. Ela passava muito tempo com Bené e passeava com ele até a farmácia em frente a uma praça para comprar seu remédio para pressão alta . Bené já estava acostumado a observar sua dona pedir o remédio , fazer o pagamento e sabia que o remédio era entregue em uma pequena sacola de plástico . Dona Laura passava a maior parte do tempo conversando e se divertindo com seu cachorro . Bené ficava em pé caminhando fazendo sua dona rir muito . Quando ele escutava o som da gargalhada de sua dona ele sentia a felicidade e o bem-estar dela e aprendeu a sorrir com ela . Um dia dona Laura passou mal mas seu remédio para pressão havia acabado . Bené tinha intimidade o suficiente para saber quando sua dona estava alegre ou triste . Ele abriu a bolsa dela , retirou com a boca o dinheiro que estava lá dentro , pulou e abaixou a maçaneta da porta com a pata abrindo-a e foi até a farmácia . O balconista que atendia dona Laura hà muitos anos viu o cachorro dela entrando sozinho na farmácia e Bené estava em pé oferecendo o dinheiro que segurava em sua boca para o vendedor . O balconista tirou o dinheiro da boca dele e perguntou:
-Você quer comprar remédio pra pressão para dona Laura ?
Bené já entendia a palavra pressão e sabia desde muito cedo o nome de sua dona e sorriu para o balconista , fazendo um sinal de sim com a cabeça . O balconista o compreendeu e colocou as duas alças da pequena sacola de plástico com o remédio dentro no pescoço dele . Bené correu até a casa de sua dona , e entregou o remédio para ela . Dona Laura ficou encantada com a habilidade de seu cão , dizendo
-Depois de inúmeras vezes indo até a farmácia comigo vc aprendeu como comprar o remédio .Meu cachorro , tão inteligente-disse Laura abraçando Bené tomando seu remédio .
Um dia dona Laura levou Bené para passear na praça perto da farmácia e viu um evento de concurso de cães . O prêmio do vencedor seria de oito mil reais . Os quisitos necessários eram porte , beleza , bom comportamento e simpatia .
Dona Laura inscreveu Bené no concurso que seria realizado no dia seguinte .
Ao amanhecer dona Laura conversou com Bené :
-Fique sempre bem quietinho e faça o que te pedirem para fazer .
Na hora do concurso vários cães foram eliminados porque ficaram assustados com a chuva de palmas da platéia e fugiram do barulho, abandonando a praça .
Só ficaram três , um pastor alemão , um Dálmata e Bené .
Bené ouviu a dona do pastor alemão gritando da primeira fila da platéia :
-Esse Bené é muito feio ! Nem parece um cão de raça .
Bené sabia o significado da palavra feio e abaixou a cabeça tristemente .
Dona Laura se levantou da cadeira e disse para seu cão :
-Você é lindo , meu amor , vc é bonzinho e muito inteligente . Dona Laura voltou até a platéia e deu uma gargalhada . Bené ficou em pé e também sorriu satisfeito , recebendo gemidos de ternura da platéia que se formou perto da praça .
O Dalmata estava cansado de ficar em pé e se deitou no chão , perdendo muitos pontos . Ele manteve-se deitado por muito tempo até que abriu um grande bocejo e caiu no sono . Ele foi eliminado . O pastor alemão estava estressado pois havia ficado muitas horas no pet shop se embelezando recebendo tratamento para que seus pelos brilhassem , colírio nos olhos , e não comeu ração para que se apresentasse sem defecar durante a competição . Havia uma barraquinha exibindo as rações que patrocinaram o evento promovendo suas marcas . O pastor alemão estava faminto e olhou para as rações , mas sua dona falou alto com ele , ordenando com raiva e autoritarismo :
-Fica . Não saia daí . Fica .
O pastor alemão olhou para a barraquinha de rações e olhou angustiado para Bené . Bené ouviu a barriga do pastor alemão roncar e já havia percebido que o pastor alemão queria ir até o local onde fivavam as rações . Bené teve a certeza de que o pastor alemão estava com fome e foi até a barraquinha de rações .Ele pegou um pacote de ração com a boca e entregou ao pastor alemão , que rasgou o pacote com brutalidade e comeu a ração de forma desesperada e feroz.
A platéia da praça aplaudiu , com mutios gritando o nome de Bené , que ficou em pé e deu um sorriso , recebendo gritos de campeão .
O dono do evento perguntou para a dona do pastor alemão :
-A senhora ficou sem alimentar seu cachorro ? Ele está inquestionavelmente faminto !
A dona respondeu , sem arrependimentos :
-Não alimentei para que ele não eliminasse fezes durante o concurso .
A dona do pastor alemão recebeu vaias da platéia na praça . Parte da platéia expressava com gemidos de pena diante do estado do pastor alemão , que comeu a ração toda .
A dona do pastor alemão ficou com medo e muito nervosa de perder o concurso que sua pressão subiu e ela quase desmaiou na cadeira , gemendo :
-Pressão ! A minha pressão !
Bené entendeu a mensagem e foi até ela , abriu a bolsa dela e pegou uma nota de 20 reais com a boca . Todos na praça viram Bené entrando na farmácia e voltando com a sacolinha de remédios pendurada no pescoço , indo em direção a dona do pastor alemão . Ela retirou a sacola de plástico do pescoço de Bené e viu o remédio para pressão . Ela tomou o remédio sem dizer nada , aborrecida com a possibilidade de perder a competição .Bené retornou para o palco e o povo na praça se emocionou com Bené , aos gritos de " Campeão " repetidas vezes .
O pastor alemão ao lado dele defecou em cima do palco e o povo na praça começou a gargalhar bem alto .
Bené reconhecia o som da gargalhada de sua dona e aprendeu a sorrir com ela ,mas nunca viu tantas pessoas gargalhando ao mesmo tempo que começou a gargalhar também .
Todos na praça riram juntos com Bené e o dono do evento anunciou que Bené era o vencedor do concurso .
Dona Laura abraçou seu cão e colocou-o em seu colo , e algumas pessoas na praça se aproximaram de Bené , rindo para ele enquanto ele sorria de volta .
Dona Laura foi embora levando seu prêmio de oito mil reais e alimentou Bené , dizendo :
-Vc aprendeu a sorrir comigo , meu amor . As outras donas tratavam seus cães dando-lhes ordens em vez de carinho .
Bené pulou no colo de sua dona e lambeu as lágrimas de felicidade que escorriam pelos olhos dela .
Dona Laura foi dormir e Bené foi dormir deitando-se na sua almofada de espuma .
Ele tinha a certeza de que era campeão além de ser um cão muito admirado .
Ele lembrou da platéia toda gargalhando na praça e diante de tantas alegrias Bené adormeceu contente e satisfeito , com seu coração batendo em paz .
Nenhum comentário:
Postar um comentário