domingo, 11 de agosto de 2019

                        O Paulista

Augusto era um típico paulistano que estava se mudando recentemente para Copacabana. Já tinha 50 anos e não havia casado nem tido filhos.Sempre que se sentia sozinho passeava na orla da praia onde havia turismo sexual .Chamou uma menina pra conversar e acertaram o preço do encontro .
A garota de programa começou a rir da vestimenta do cliente paulistano .
Calça de linho com cinto , blusa de pano , meias , blazer e sapato fechado .
-O que vc está fazendo usando blazer em frente a praia ? -perguntou a garota -Vai gravar um video clipe ? E o cinto é pra que utilidade ? Pra que as meias ?
-Da próxima vez não vou me arrumar assim .-disse ele -Não sei comprar roupa de carioca .
-Vou te ajudar a comprar , o que vai fazer amanhã a tarde ? -perguntou a garota chamada Carla
-Vou precisar de um short pra ir pra praia . -respondeu Augusto .As sungas que eu experimentei na loja estão muito cavadas  .
-E vamos aprender a ficar de chinelo a maior parte do tempo - determinou Carla Pra Augusto .Sapato fechado e meias não combinam com o calor do Rio .Você está hospedado em Copacabana posto 2 na Rua do Lido .Seu uniforme é bermuda e camiseta de algodão .-disse Carla
"Mas assim parece que estou pelado , parece roupa de dormir . Faz séculos que não uso bermurda com camiseta de algodão a não ser como pijama "
-Mas esse é o espírito , nunca se arrumar tanto , é bermuda e camiseta , tênis ou chinelo se vc quiser .
-Posso ir de chinelo ? - perguntou o paulistano
Os dois iriam ao shopping
-Pode , eu vou de chinelo calça jeans e camiseta : pode ver que não tem cinto , não tem sapato , tem uma roupa simples e um chinelo , é assim que carioca anda .-explicou Carla
Augusto comprou as roupas indicadas por Carla e estava tão à vontade com ela no shopping que se espreguiçou enquanto andava sentindo a elasticidade da blusa :
-Tecido macio de algodão e que não aperta nos ombros e nas axilas , camiseta larga é a marca registrada dos cariocas-disse Augusto -E seu pé está sempre à mostra e usa chinelo a maior parte do tempo .Estou me sentindo um carioca , só falta entender o sotaque de vocês que é muito cheio de gíria e arrastado .
Uzômi é Os Homens que significa a polícia . A polícia fica com a viatura ali enconstada no morro pra pedir o arrego . Vão pra lá pra pedir dinheiro pra bandido .Depois eles saem , sem tiroteio nem barulho .
-Isso e muito comum por aqui - disse Carla que  já havia chegado do shopping e estava no apartamento que Augusto havia alugado, no posto 2 no Lido  .
-É só sair do caminho deles - concliu ele .
-Sim , e a polícia não tem intenção em atirar na gente e sim lá pra cima .
Augusto estava passando uns dias na casa de Carla .
Na mesma hora em que conversavam houve um barulho de armas e barulho de tiros . O paulista se escondeu embaixo da mesa .
-Hey , Augusto . Os tiros foram pra cima pra avisar que a droga chegou . E muitos são morteiros .Ninguém atira aqui embaixo , muito menos nas minhas janelas . O tiro não chega aqui .-confortou Carla
Augusto saiu embaixo da mesa e disse que as balas estavam ficando cada vez mais de longe alcançe .
-Você que sabe , Augusto , escolha onde quiser morar , não precisa ser aqui .-disse Carla -Vc tbm tem sua casa .
-Mas aqui é a melhor localização pra mim , tem o metrô perto , a praia perto , meu trabalho é perto , se não fosse por isso e por voce já tinha saído .
-Insista mais um pouco . O pessoal da comunidade sempre avisa quando os hómi vão aparecer e não é o tempo todo .
Augusto vestiu sua roupa ( ele cuidava das empresas de lojas eletrônicas do pai ) e foi ao trabalho .
-Tinha que vir com esse blazer inútil -dizia uma colega de trabalho . Estava calor .
-Calça de pano e roupa de pano , você deve passar isso ou alguém passa -riu uma estagiária
-Eu passo minhas roupas sim -disse Augusto se defendendo do bullying dos colegas cariocas de trabalho 
-Ó paulistinha , vamos ver a meinha -paulista se importa em comprar meias diferentes-disse Carla -E gravata também. Passou gel no cabelo ? olha o rosto dele , é o mais suave sem barba . Tô achando que esse paulistinha é metrossexual , é só dar tempo ao tempo .Ele passa fio dental depois que come , eu já reparei aqui na empresa .
Augusto aguentou o bullying e foi pra casa de Carla .
Augusto reclamou dos cinco tiros que haviam sido ouvidos distante da casa de Carla
Augusto ainda estava tremendo quando Carla disse:
-São morteiros pro jogo que vai começar . Não são tiros .
-Não sei a diferença ainda , desculpe .-disse Augusto ofegante - os barulhos pareciam muito perto .
-Foi o vizinho que atirou o morteiro .Mas a bandidagen não atira aqui , não desse lado . A guerra da polícia com eles é do outro lado do morro . Aqui na minha rua só tem condomínio residencial e uma faculdade .De madrugada tem boemia . Tem um boteco aí embaixo que vai até escritor .Os barulhos parecem perto porque vc , paulistinha , não está acostumado com o Rio .
No dia seguinte Augusto decidiu conhecer o centro Antigo da cidade e foi para uma ruela onde havia uma roda de samba até que depois serviram uma feijoada . Era barato . Augusto nunca viu uma feijoada carioca . Era tão completa . Tinha até laranja .Reparava nas muheres cariocas , todas com vestidos e camisetas com os ombros a mostra , e se encantou com a calma e a tranquilidade deles que comiam a feijoada sem preça . Ao terminar ficou ali , bebendo um café e palitando os dentes .Ficou contemplando as mulheres cariocas mais um pouco , tão lindas em seus cabelos compridos e vestidos hippies, com o rosto calmo de quem veio com o contato do o mar e da natureza .
Augusto voltou para o lugar que estava hospedado , não se acostumava com os tiroteios da casa de Carla em Copacabana .Estava pensando em sair dali e procurar um lugar sem tiroteio .
-Augusto , cada bairro tem uma comunidade em votla . Seja qual o lugar que escolher , vai ter um morro .-disse Carla
-Botafogo-disse Augusto
-Vai ficar cercado pelo morro dona Marta , famoso em trazer o Michael Jackson.
-E Tijuca
- Vai estar perto do Borel , do Chacrinha e o Morro do Salgueiro -respondeu Carla entendiada
-Rio Comprido
-Vai se cercar pelo morro do Turano -disse ela .
Continue em Copacabana -disse Carla .-Você se acostuma com o tempo .
Carla sem querer viu um anúncio no jornal procurando loiras e dançarinas para um espetáculo de um dos melhores artistas do undergroud . Seria uma peça de teatro .
Carla se inscreveu e passou .
Era uma história de uma prostituta apaixonada por um masoquista com diálogos densos , o diretor do teatro era rigoroso e chamava atenção das alunas , menos de Carla . Virou-se pra ela e disse :
-Você nasceu pronta , a pessoa que eu sonhei , o jeito de falar , o cabelo , representa o jeito do personagem que eu quero -A forma como vc se dirige ao masoquista com carinho e outras vezes com frieza diante das cenas em que está sozinha me dá a melancolia que eu procuro .Você vai fazer parte do meu espetáculo .É como se tivesse sido feita pra ele .
Carla convidou seus amigos da empresa e fez questão que Augusto fosse , ao que reparou na roupa dele . Bermuda , short , chinelo  e uma mochila média de couro .
-CARIOCA ! VIROU CARIOCA  - se encantou Carla apontando pra ele no escritório . Augusto recebeu muitos comentários:
-Virou carioca
-Tá parecendo um carioca , nem parece que e paulista
Augusto já estava de saco cheio daquele deboche .Desde quando ele teria que parecer com um carioca ? Quem determinou isso ? Ele queria ser o paulista que sempre foi , mesmo com todo bullying . Se vestiu com sua roupa com cintos calças passadas blazer meia e sapatos fechados e resolveu ir a peça de teatro de Carla.
Augusto viu Carla se apresentando no teatro e se encantou por ela . Não conseguia tirar os olhos dela .Estava ficando apaixonado .Depois convidou Carla para um baile funk , algo bem carioca .O baile seria no dia seguinte e Carla gostou . No dia seguinte Augusto alugou um carro .
Se vestiu de calça , blazer , camisa social , cinto e sapatos pretos .
"Quero que todos pensem que eu não sou do Rio de Janeiro ."
Augusto dirigiu seu carro alugado e passou na casa de Carla que estava de bermuda jeans chinelo e camiseta .
-Nossa , o tiozão veio ostentar mesmo ,vai ao baile funk de blazer , virou paulista de novo -disse Carla depois de fechar a porta do carro
-Eu prefrido não mentir .O bullying nem é tão rum assim .Vocês só reclamam porque nós , paulistamos ,somos bem arrumados .
-A ponto de beirar a cafonice , ir de blazer pra orla da praia com meia e sapato fechado -disse Carla gargalhando
Augusto entrou numa rua escura e fechada . Seu carro tinha insulfilm . Ninguém poderia ve-lo .Ele havia entrado sem querer numa boca de fumo e continuou a seguir com o carro .Quando chegou perto da boca estacionou ali perto .O dono da boca apontou a arma pra eles e perguntou o que eles estavam fazendo ali :
-Nada -disse Augusto -pegamos o caminho errado , não sabemos onde estamos .
-Tem a maior cara de policial a paisana , olha a roupa -disse o dono da Boca para seus comparças .
Retiraram Augusto do carro e tiraram a roupa dele .Acharam o celular dentro do blazer dele e ele levou um tiro no pé .
-Estavam pensando em filmar a gente , olha o carro deles , todo preto com insulfilm ? Já viram a gente antes da gente ver eles .E com certeza já filmaram a gente .
Augusto e Carla estavam em pânico
-Deixem-nos ir , por favor -pediu Carla .Não filmamos nada , vc pode ver no celular .
-Podiam ter filmado antes .
O que está contecendo aqui - falou Gerson , o primeiro chefe do tráfico .
-Eles chegaram aqui nesse carro coberto de insulfilm e eu não sei hà quanto tempo estão filmando a gente .E vem com a conversa de que estavam perdidos e entraram aqui à toa . Se fosse lá embaixo mas subiram até a que em cima pra dizer que estão perdidos .Não mencionaram nem em comprar droga .
-Esse aí deve ser policial a paisana .Passa o rodo no motorista , a moça a gente libera depois .
Gerson chegou perto de Augusto que perguntou :
-É jornalista , Augusto ?
-Não -respondeu .
-É empresário ? Essa roupa parece de empresário .
Carla sussurrou chorando :
-Ele é paulista
-E pra piorar é paulista ?-disse o dono da boca - Joga no microondas .
Os traficantes disseram para Carla :
-Você saindo com paulistas , heim , tá merecendo umas surras .
-Vocês não gostam de paulistas ? - perguntou Carla
-E quem gosta ? -responderam os traficantes - filha , se eu fosse vc deixava esse carro aqui com a gente , mudava de vida e passava a dirigir com cariocas que andam no Rio e que conheça os caminhos , porque seu amigo já está morto .Vou te dar a chance de seguir em paz mas já viu , dedurou a gente mata na hora .
Carla foi embora revoltada e com muito medo .Na empresa noticiaram , disseram numa nota no jornal de que ele foi assaltado e morto, mas não foi assim .Desde que ele chegou tentamos transformá-lo em carioca e o rejeitamos com piadas e deboches seu jeito paulistano de ser .Quando ele desistiu do bullying voltou a vestir com sua roupa de paulista .Se sentiu orgulhoso de colocar os cintos , coisa que carioca abominava. E foi do seu jeito cafona e discreto conhecer a cidade maravilhosa .
Carla não sabia que a discriminação dos cariocas poderia levar alguém a morte conforme o Estado onde moravam .
 .
Carla ficou um tempo em depressão até que decidiu montar uma empresa que trouxesse um intercâmbio entre cariocas e paulistas . Eles viajavam numa excursão misturados e eles mesmos percebiam suas diferenças .
-Paulistas vivem de moletom -disse uma menina
-Os cariocas usam roupas mais curtas e justas -dizia a outra
Carla não via as crianças de sua excursão fazendo bullying uma com as outras , elas só trocavam informações do mundo delas .Os meninos ensinavam qual a gíria do Estado onde moravam . Eram crianças e tinham um jeito mais delicado de se expressarem .Gostavam e tentavam aprender o sotaque uns dos outros .
Ela havia experimentado a seriedade e a gravidade de ter um amigo paulista assassinado que não conseguiu deixar de fazer esse projeto .Ela o fazia dedicada a ele . Era a prova de amor para a esperança que mais mortes assim não acontecessem mais .

                                 FIM

3 comentários:

  1. Deu vontade de ir até p gim. Isso é bom. Precisa corrigir alguns errinhos de português que escapam na hora de digitar.

    ResponderExcluir
  2. obrigada eplo comentário , vou corrigir os erros de digitação

    ResponderExcluir